sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Belezas na Cozinha #Quinoa

Os principais benefícios do consumo de Quinoa


A Quinoa é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolívia, Equador e Colômbiaconsiderada como o alimento mais completo de origem vegetal pelos nutrientes que oferece. Também é considerada um pseudocereal, ou seja, possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como o arroz e o trigo, mas as características de plantio e crescimento são diferentes.
É muito rica em proteína, zinco e lisina, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Tem uma forma oval e pode ser encontrada em diferentes cores e sabores que a distingue, vermelho, amarelo, castanho, branco e preto. 

Diabéticos:contém proteínas que ajudam a manter o peso, é benéfica para as pessoas com diabetes porque tem fibras e magnésio. A Fibra regula o açúcar no sangue e o magnésio utiliza glicose e segrega insulina.

Perda de peso: Os níveis de fibra ajudam a perder peso, pois deixa-nos com uma sensação de "cheios" por mais tempo. As proteínas melhoram o metabolismo e a manter os níveis de açúcar no sangue. Por ser livre de glúten, reduz a gordura abdominal facilmente.

Musculação: 100 g de quinoa contém 14g de proteína, tornando-a ideal para os fisiculturistas que usam para ganhar músculo pelos seus benefícios, como por exemplo, elevados níveis de vitaminas e minerais e não possui glúten.

Cancro: Comer 3 porções de quinoa todos os dias para reduzir o risco de cancro.

Fibromialgia: Quinoa é dos melhores tratamentos para os sintomas da fibromialgia, como contém uma elevada quantidades de proteína, ajuda a manter a saúde celular.

Fertilidade: A deficiência de proteína afecta a fertilidade nas mulheres, uma vez que podem interferir com o ciclo menstrual. Por isso, muitos praticantes de fertilidade aconselham quinoa para melhorar a fertilidade.

Indisposição gástrica:Esta é uma boa fonte de fibra dietética que é benéfica para a dor de estômago. Ela ajuda na digestão e ajuda na passagem adequada dos movimentos intestinais.

Doença cardíaca: Os médicos recomendam quinoa para pessoas com problema de coração, pois isso não aumenta os níveis de colesterol. Pode até reduzir o colesterol, o que reduz a probabilidade de haver danos no coração.

Hiper tensão: Quinoa possui magnésio e riboflavina que reduz a hipertensão e a dor da enxaqueca. Eles auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo assim a constrição dos vasos sanguíneos e redução do stress.

Fonte de energia: Quinoa é uma boa fonte de carboidratos necessários para a produção de energia.

Dentes e ossos fortes: Sementes de quinoa são a melhor fonte de cálcio.

Para além de todos estes fantásticos benefícios, a quinoa tem lisina que ajuda na síntese de colagénio e elastina, que por sua vez ajuda na recuperação do tecido danificado, quer após cirurgias ou outros ferimentos.

Possui propriedades rejuvenescentes, ajuda a manter a firmeza da pela e no combate à acne e manchas no rosto.

E, ainda ajuda no crescimento do cabelo protegendo-o também,  tem propriedades hidratantes e ajuda a combater as pontas espigadas.  

Bem... vou encher os armários com quinoa! :p

Deixando a brincadeira de lado, este é de facto um alimento muito completo, simples de cozinhar e que pode ser facilmente introduzido nas refeições diárias. 

Adoro!

Beijinho!

Sem comentários:

Enviar um comentário