terça-feira, 16 de abril de 2013

a

Como eu lavo os meus pinceis




A higiene dos pincéis é fundamental para um bom resultado , não  serve de nada ter bons produtos de maquilhagem e um bom Kit de pincéis   se depois aplicamos o produto com um utensílio sujo.  Onde se dá o acumulo de bactérias devido à utilização de vários produtos,  às vezes até  mesmo em outras pessoas, sem higienizar devidamente podendo depois dar origem a alguma irritação  cutânea. 
A regularidade com que esta limpeza deve ser feita, depende da regularidade com que cada pessoa se maquilha e utiliza os pincéis . Se apenas se maquilha uma vez por semana ou pouco mais,  recomendo uma lavagem profunda todos os meses,  sem deixar de limpar cada pincel numa Folha de papel de cozinha após a utilização, junto com um brush cleanser, ou seja, um produto de limpeza rápida e anti-bacteriana. Podem comprar o produto,  ou fazer uma solução  caseira. 



Para a limpeza necessitam de:
- Champô neutro;
- Condicionador (para pincéis de cerdas naturais ).




Primeiro passe o pincel por água morna, sem alagar o cabo






Em seguida escolha um champô neutro. 





O meu é do Carlos Santos, mas podem usar qualquer um, desde que seja neutro.  Usei este porque é  o que tinha em casa, mas o mais fácil de se encontrar no mercado é o Johnson's baby.



Depois do pincel humedecido, aplique uma pequena quantidade de champô na Palma da sua mão.




Em seguida lave o pincel com movimentos circulares sem forçar nem espalmar  para não danificar as cerdas.





Repita o processo até que o pincel fique completamente limpo.






Depois de enxaguar bem o pincel, aplique o condicionador, isto no caso dos pincéis de cerdas naturais.



Pincel de cerdas naturais.  




Como tal, necessita de condicionador. O condicionador vai ajudar a amaciar as cerdas dos pincéis.





Aplica-se uma pequena quantidade na palma da mão .




E é só fazer novamente movimentos circulares e suaves na palma da mão de modo a que todas as cerdas estejam em contacto com o condicionador. 





Por fim, enxagua-se muito bem. 




Depois de todo este processo, ainda na pia,  devem escorrer bem a água do pincel, de modo retirar o excesso e secar alguma gota de água que tenha no cabo do pincel. Devem ainda juntar todas as cerdas para que o pincel seque sem ficar com as cerdas todas desniveladas. 






Depois é só dispor os pincéis numa toalha para que sequem. Quem não quiser esperar, pode secar com o secador, mas eu prefiro deixar a secar naturalmente. 






Sem comentários:

Enviar um comentário