quinta-feira, 27 de julho de 2017

Belezas na cozinha - Naked Cake


Hello...!
Hoje venho falar de gordices, mesmo!
Este, foi o mês do meu aniversário e pela primeira vez tive um bolo feito por mim mesma, não é fantástico!? ahah
Desde de sempre que a minha mãe fazia os bolos, cada ano um novo tema, cada um mais lindo e delicioso que o outro e eu ajudava nos preparativos. Cheguei a ter alguns confeccionados nas padarias, mas bem poucos.
A minha mãe sempre foi daquelas mulheres com mão para a cozinha, sabia fazer de tudo, tinha tantas receitas e sabia um monte delas de cor, era impressionante. Todo o dia ela cozinhava para casa, para fora (por encomenda), docinhos, salgadinhos e lá estava eu de roda a ajudar. Orgulhosa e achar-me uma chefe de cozinha já, inocente! 
Cresci a sonhar ser como a minha mãe, uma mestre, mas perdi-me pelo caminho! ahahah
Desviei-me no percurso da doçaria!:D

Mas em contrapartida, nos pratos principais e petiscos não me saio nada mal! O meu pai costuma dizer "está uma iguaria". Já o namorado é suspeito, está sempre tudo bom, na boca dele! :) ah!... e as sopas, também... a minha prima adora!

Bem, mas hoje quero mesmo é partilhar a receita deste naked cake maravilhoso, que foi o meu bolo de aniversário!
Estava cansada do típico bolo, e todas aquelas pastas e açúcares, apeteceu algo diferente e bonito do jeito que eu aprecio.

Ingredientes

Para massa do bolo

  • 8 Ovos
  • 300 ml de leite
  • 255 ml de óleo de canola (substitui por óleo vegetal)
  • 2 e 1/4 de xícara de açucar mascavo
  • 2 colheres de chá de pasta de baunilha ou o dobro de extracto de baunilha
  • 2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Para o creme

  • 450 gramas de queijo creme
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco

Para a Ganache

  • 300 gramas de chocolate amargo
  • 100 gramas de creme de leite fresco
  • 30 gramas de glucose ou mel
  • 20 gramas de manteiga
  • 1 colher de sopa de cachaça

Modo de Preparo

DA MASSA DO BOLO:
  1. Unte 2 formas de 20 cm com manteiga, corte dois pedaços de papel manteiga do tamanho do fundo e coloque no fundo de cada forma. Unte o papel manteiga com manteiga e enfarinhe com chocolate em pó.
  2. Misture os ovos, o leite, o óleo e a baunilha. Em seguida misture o açúcar mascavo.
  3. Peneire todos os ingredientes secos, junte à mistura dos líquidos e mexa bem.
  4. Divida a massa nas duas formas.
  5. Leve para assar por aproximadamente 60 minutos (ou até que o palitinho saia limpo) em forno pré-aquecido a 170oC.
  6. Tire do forno e deixe esfriar.
DO CREME:
  1. Bata o creme de leite fresco em ponto leve, não deixe chegar em ponto de chantilly.
  2. Misture o açúcar e o cream cheese. Na sequência, acrescente o creme de leite batido.
  3. Leve para gelar.
DA GANACHE:
  1. Ferva o creme de leite com a glucose.
  2. Coloque o chocolate picado no processador. Quando o creme de leite ferver jogue por cima. Feche e espere 3 minutos.
  3. Processe. Quando estiver liso, acrescente a manteiga gelada e cortada em cubos. Processe novamente até se misturar.
  4. Deixe amornar (40°C) e coloque a cachaça, processe novamente e utilize.
O bolo foi inspirado na receita da Danielle Noce.
Eu acabei por improvisar um pouco e usei 3 formas de 2 tamanhos diferentes e ainda finalizei com açúcar de confeiteiro peneirado no topo. Para rechear, usei frutos vermelhos congelados, mirtilos e cerejas e morangos frescos.

Digo-vos que foi o melhor bolo de chocolate recheado que já comi, tão delicioso mas leve ao mesmo tempo e muito fresco por conta do creme fresco e as frutas.

Que acham!? Para quem achava não ter dotes para doces, não me saí nada mal, hã!?;)

Beijinho!



Sem comentários:

Enviar um comentário